
4 Tendências de Marketing para aplicar a sua empresa em 2025
mar 24
2 min de leitura
2
22
2
Por Jerry Oliveira

2025 está sendo um ano de transformações e se uma empresa quer se destacar, precisa estar atenta a quatro grandes tendências: hiperpersonalização, inteligência artificial, sustentabilidade e automação.
Hiperpersonalização
Com a hiperpersonalização você usará dados para criar mensagens/ atendimentos altamente direcionadas, oferecendo ao consumidor o que ele precisa, no momento certo. Um exemplo comum nesse mercado é a Netflix, ela sempre recomenda conteúdos com base no histórico de cada usuário, tornando a experiência única. No varejo, um dos grandes players a se utilizar dessa tendência é a Nike permitindo que clientes personalizem seus tênis online, criando até m vínculo emocional com o produto.
Inteligência artificial
Ferramentas como o ChatGPT e o Midjourney auxiliam na produção de conteúdos, enquanto os algoritmos preveem tendências e otimizam campanhas em tempo real. Outro grande exemplo é o Spotify,que usa IA para criar playlists personalizadas, com o objetivo de manter os usuários mais tempo na plataforma.
De acordo com uma pesquisa recente da Data-Makers, que entrevistou 106 chief marketing officers (CMOs) brasileiros, 83% dos profissionais afirmaram que já utilizam ferramentas de IA no cotidiano das empresas. Além disso, para 48% deles, a implementação dessa tecnologia é uma prioridade em suas áreas de atuação.
Sustentabilidade
Estamos em 2025 e os consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto das marcas no meio ambiente. Uma pesquisa da Nielsen indica que 81% dos consumidores consideram muito importante que as empresas melhorem o meio ambiente. 73% dos consumidores também afirmam que mudariam os seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.
No Brasil, a Natura sempre foi um expoente nesse quesito e reforça seu compromisso com a biodiversidade ao investir em refis para seus produtos. Adotar práticas sustentáveis aliadas a estratégias bem definidas não apenas fortalece a imagem da marca, mas também atrai um público fiel e consciente.
Automação: Eficiência e Escalabilidade
Com o crescimento da concorrência, a automação se tornou essencial para escalar campanhas sem perder a qualidade. Segundo pesquisa da AMCHAM, 38% dos dos profissionais entrevistados, destaca uma tendência clara de utilizar a IA para aumentar a eficiência operacional.
Algumas ferramentas como RD Station e HubSpot permitem automatizar e-mails, redes sociais e anúncios, otimizando tempo e recursos. Um exemplo de sucesso é a Amazon, que usa automação para recomendar produtos e gerenciar estoques de forma eficiente. Pequenas empresas também podem se beneficiar, automatizando interações em WhatsApp ou fluxos de nutrição de leads.
Agora me conta, a sua empresa está atenta para essas tendências?
Incrível como o digital está se envolvendo com o físico e facilitando a realidade de negócios locais. Excelente artigo, satisfação ler e entender tudo por já saber um pouco rsrs.
Excelente texto, Jerry! Adorei os dados e referências das pesquisas! De todas as tendências, a que vejo ganhando força com o tempo são iniciativas de ESG com propósito e ações genuínas entre marca e suas comunidades.