
CRISE, PSICOLOGIA SOCIAL E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
22 de jun de 2020
2 min de leitura
0
9
0

Como se diferenciar do concorrente na crise? Não é o preço ou o produto que fará necessariamente a diferença, mas, a experiência que o consumidor recebe na interação com a marca. Com o confinamento e isolamento social, as pessoas estão mais vulneráveis emocionalmente. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo psiquiatra e psicólogo norte-americano Michael Freeman, é 50% mais provável que as pessoas desenvolvam algum quadro clinico de depressão, transtorno ou pensamentos negativos.
Se analisarmos o conceito central do marketing, a função de uma marca é levar qualidade de vida ao consumidor e este momento, é fundamental para aviva memórias afetivas positivas, aliviar o stress e exercitar a empatia social.
As marcas têm nas mãos uma possibilidade incrível de melhorar o sentimento dos clientes e os negócios do mundo por meio da experiência do cliente em uma situação tão delicada.
MAS, O QUE FAZER PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE EM TEMPOS DE CRISE?
CAPACITE A SUA LINHA DE FRENTE
Este é um momento que mais do que nuca a maneira como você aborda o cliente fará total diferente, seja uma abordagem ativa ou receptiva. É fundamental o uso correto de expressões carregadas de fraseologia e terminologias empáticas. Revisar processos, scripts e capacitar o time tem grande impacto na experiência do consumidor.
FLEXIBILIZE OS PROCESSOS SEM GERAR RISCOS PARA O NEGÓCIO
Analise como você pode flexibilizar o seu processo, pensando, por exemplo em novos formatos de atendimento, pagamento, rotas de atendimento.
INVISTA EM DIÁLOGO
Esteja ainda mais perto do seu cliente e mais disponível para ouvi-lo, neste momento, isso terá um valor emocional enorme, gerando aprendizado positivo sobre a sua marca.