top of page

DIA DO CONSUMIDOR: 4 ações para pequenos negócios aumentarem as vendas no Dia do Consumidor.

Fernando Coelho

2 min de leitura

mar 12

0

0

0



 

O Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março, tem conquistado cada vez mais relevância no varejo.  Este é um período sazonal de grandes oportunidades para atrair novos clientes, gerar recorrência de compra e resgatar clientes inativos.

No Brasil, o tema e data ganhou mais notoriedade associado com os direitos do consumidor a partir dos anos 90, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, de 1990.


Essa data possui diversas oportunidades que se bem aproveitadas podem elevar o faturamento do dia e até da semana do consumidor. Para o Professor Fernando Coelho, Diretor da Escola de Experiência do Cliente e Negócios e autor do Livro Fidelizando o Cliente na Prática, diversas táticas de vendas e marketing podem ser aplicadas neste período.


“Essa data entrou de vez para o calendário do varejo e é possível realizar várias ações de atração de cliente com baixíssimo investimento”, destacou Fernando Coelho.

 

ALGUMAS TÁTICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS NO DIA DO CONSUMIDOR:

 

·         Combos para aumentar as vendas: para o especialista, a criação de combos com produtos de grande venda e produtos de baixo giro podem ajudar na circulação de estoque e aumento de ticket médio.

 

·         Cupons promocionais para clientes recorrentes: para gerar mais vendas de clientes fiéis, oferecer benefícios para que eles retornem pode ser uma boa tática de atração. 

 

·         Resgate de clientes inativos com preços promocionais: ofertar algum benefício para aqueles clientes que estão inativos e distantes, também é uma ação positiva para reativar o cliente e gerar aumento de faturamento.

 

·         Comprou, ganhou: estabelecer brindes ou benefícios extras com exclusividade neste dia também pode ser uma estratégia que gere gatilho de urgência e ajude a gerar fluxo de vendas e aumento de itens na cesta, impactando no ticket médio deste dia ou da semana.

 

Para entender a importância da data, somente em 2023, a Semana do Consumidor observou-se um crescimento de 9% nas vendas e 32% na receita em comparação ao período imediatamente anterior, de acordo com Criteo Consultoria. Outra informação importante é que 7 em cada 10 clientes realizarão as compras via smartphone - respondendo por 70% de toda a movimentação comercial online.


Como neste ano a data é comemorada em uma sexta-feira, outra excelente opção é realizar o final de semana do consumidor, o que ajuda a gerar mais fluxo de vendas por 3 dias.


Para o Professor Fernando Coelho, o comercio está otimista com essa data e quem souber aproveitar terá excelentes resultados.

Fernando Coelho

2 min de leitura

mar 12

Related Posts

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.