top of page

TIPOS DE TREINAMENTO POR COMPETÊNCIAS

Fernando Coelho

2 min de leitura

jan 29

0

0

0

Um erro comum que vejo nas empresas quando pergunto se existe um programa de treinamento estruturado, é o gestor ou dono dizer que: "a gente treina todos os produtos que chegam aqui"


Negócios são feitos por pessoas, e pessoas precisam ser desenvolvidas em sua integralidade, por isso, é tão importante que haja a descrição das competências de cada posição e que os treinamentos sejam pensados a partir das diferentes competências.


Sempre que um negócio for estruturar um programa de treinamento e capacitação, aqui na Escola de Experiência do Cliente e Negócios, orientamos que é fundamental dividir para todos os cargos os tipos de treinamento por competências técnicas, comportamentais e organizacionais.


COMPETÊNCIAS TÉCNICAS:


As competências técnicas são aquelas que o colaborador adquire por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências em outras organizações, leituras, vídeos. Elas irão ajudar o profissional a ter um melhor desempenho nas atividades que desempenha.


COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS:


Estão ligadas aos aspectos comportamentais como conjunto de conceitos de valores, atitudes, percepção e aprendizagem que proporcionam a possibilidade de análise dos comportamentos individual e coletivo (Stepanski & Costa, 2012)


COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS:


As competências organizacionais são um conjunto de características que o colaborador precisa possuir e que estejam ligadas a cultura e DNA do negócio, que caso bem empregadas, podem levar a empresa para o topo de forma sustentável. As competências organizacionais são vastas, vão desde a missão, a visão e os valores do negócio ao papel ideal do colaborador na organização.



Ao mapear de forma adequada cada competência necessária para aquela função, o gestor de rh ou área será capaz de estruturar um programa de capacitação adequado.


Capacitações Técnicas

Treinamentos, leituras, palestras, Vídeo aula.

Capacitações Comportamentais

Mentoria, coach, job rotation, treinamentos, leituras, palestras, Vídeo aula.

Capacitações Organizacionais

Reuniões de alinhamento, rituais de cultura, treinamentos, leituras, palestras, Vídeo aula.


O erro dos programas de treinamento que em geral vejo aplicado no mercado, é acreditar que somente a sala de aula é uma ferramenta eficiente. Na minha visão como educador e executivo de negócios, as empresas precisam cruzar seus programas de capacitação de forma multidisciplinar e híbrida, usando diferentes recursos para capacitar e reforçar conhecimento no time, criando uma grande atmosfera de educação no negócio. 


O ideal para quem deseja possui um programa de treinamento e desenvolvimento de sucesso, é criar uma visão de capacitações anual e revisada a cada 12 meses, dividindo os treinamentos por tipo de competências, cargos e posição hierárquica.


Por exemplo:


Quais capacitações e competências todos dentro da organização devem realizar?

Quais competências os vendedores devem possuir?

Quais competências somente os operadores de caixa devem desenvolver?

Quais competências o time de líderes devem possuir?


A partir desta visão, o processo fará muito mais sentido e se tornará muito mais assertivo. Negócios que treinam mais, são mais lucrativos e eficientes. 


Conheça as nossas soluções em treinamentos para a sua empresa.



Fernando Coelho


Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor de Marketing no Grupo Terra Zoo e Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas. 


Fernando Coelho

2 min de leitura

jan 29

Related Posts

Comentários