top of page

VENDA MAIS: TIME FELIZ E MOTIVADO É SINÔNIMO DE MAIS VENDAS.

fev 10

3 min de leitura

1

8

0



Não importa qual o segmento da sua empresa, a regra é simples: um time feliz gera com certeza mais motivação e por consequência, mais faturamento para o negócio. Neste artigo, o Professor de Negócios Fernando Coelho, fala mais sobre o tema.

 

Quem nunca entrou em uma loja e viu um vendedor de cara fechada, desmotivado e até falando mal da empresa? Essa cena é comum em muitos estabelecimentos comerciais, mas, de quem é a “culpa”?


Um estudo conduzido pela consultoria Robert Half para compreender como empresas e trabalhadores se sentem em relação ao trabalho apontou que 89% das empresas reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores, e que, 31% dos desempregados indicaram que a saída do último emprego se deu de forma voluntária. Entre os aspectos que motivaram o pedido de demissão estava ausência de felicidade e a ausência de reconhecimento.


Mas, qual o papel das empresas na felicidade do colaborador?


Como pesquisador e professor de experiência do cliente, sempre digo que a experiência do cliente começa com a experiência (e felicidade) do colaborador. E aqui, que fique claro, não estou falando em pagar mais para o funcionário, mas, em ter um olhar gerencial mais efetivo e afetivo para as pessoas.


Na prática, em minhas pesquisas, a felicidade no ambiente de trabalho está diretamente ligada ao desempenho das atividades, desenvolvimento, reconhecimento e liderança.


DESEMPENHO DE ATIVIDADES: O colaborador precisar ter condições emocionais, físicas e estruturais para realizar suas tarefas com eficiência. Já vi empresas, por exemplo, não fornecendo o básico de EPI (equipamento de proteção individual), que além de ser exigido por lei, gera também mais conforto e segurança. Se o colaborador não sente que é cuidado, como ele vai cuidar do cliente? Percebe quando eu digo que experiência do cliente começa com a experiência do colaborador?


DESENVOLVIMENTO: Se você deseja que o colaborador seja diferenciado, capacite-o. Está comprovado que vendedores quanto mais bem treinados, mais sentem segurança e vendem mais. Se um funcionário sente que não é desenvolvido, ele vai naturalmente perder o interesse pela sua empresa. Treinamento e desenvolvimento não podem ser encarados como custo, mas, como investimento no capital humano.


RECONHECIMENTO: Somos seres emocionais e humanos, portanto, nos sentimos bem quando somos reconhecidos, valorizados e parabenizados. Se você é empresário ou gestor, qual a última vez que você parabenizou seu time? Isso faz total diferença.


LIDERANÇA: Aqui está o principal motivo de muitas empresas perderem bons talentos. 80% dos profissionais pedem demissão por causa do chefe, é o que mostra outro estudo da consultoria de recrutamento Michael Page. Ter uma liderança despreparada pode afetar diretamente a experiência do colaborador e respingar no atendimento ao cliente.


A minha orientação para diretores, gestores e empresários é, olhar estes 4 pontos com o mesmo cuidado que se tem com a gestão financeira da organização.

Anote isso: a experiência do cliente começa com a experiência do colaborador. Se você quer ter clientes satisfeitos e felizes, treine, capacite e desenvolva seu time. 

 

 

Para mais dicas, ouça meu podcast.  

Me siga no Instagram: @coelhofernandofalou

 

Fernando Coelho 


Conselheiro Consultivo. Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na Prática e mais 4 obras. Conselheiro Consultivo de empresas. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de Negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare. Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios para marcas como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras.

fev 10

3 min de leitura

Related Posts

Comentários

Deel je gedachtenPlaats de eerste opmerking.
bottom of page