
Experiência do Cliente, Vendas, Branding e o Óbvio: Qual a Conexão?
mar 20
1 min de leitura
0
8
0
Por Fernando Coelho
Uma máxima que levo na gestão é: o que é óbvio para mim, precisa ser dito e estar visível para o cliente. Isso vale para conteúdos, jornadas, scripts e até embalagens.

No livro Não Me Faça Pensar, Steve Krug afirma que as coisas devem ser autoexplicativas. Quando alguém acessa um site, um app ou qualquer produto digital, ele deve entender imediatamente para que serve.
A clareza gera confiança. E isso não vale apenas para o digital—a experiência de compra no mundo físico também precisa ser óbvia.
Um case incrível: Chá Leão. Eles colocaram o benefício de cada chá diretamente na embalagem! Isso gerou:
Decisão de compra mais rápida
Facilidade na escolha
Experiência mais fluida
Atração para quem busca aquele benefício
Aumento de sellout e ticket médio
Ou seja, o óbvio é uma estratégia poderosa. Simplificar a jornada do cliente gera resultado de verdade!
Fernando Coelho
Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Conselheiro Consultivo. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Palestrante e Autor dos livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na Prática e mais 4 obras. Conselheiro Consultivo de empresas. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de Negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare. Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios para marcas como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras.