top of page

Os seus líderes estão desenvolvidos ou só apagando incêndio?

há um dia

3 min de leitura

1

10

0


 

O sucesso de uma empresa depende inevitavelmente de uma boa organização de processos e liderança de pessoas, mas, para isso, é essencial que empresários coloquem bons líderes no comando.


Quem nunca viu aí uma empresa aparentemente vivendo no caos, ou um gestor o tempo inteiro apagando incêndio? Pois é, isso é mais comum do que se imagina.


Uma pesquisa denominada “Educação Corporativa no Brasil” (2024) mostrou que 32% dos treinamentos nas empresas são destinados para gerência/supervisão, o que indica que tem muito líder deixando de ser treinado. Outra pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) apontou que 58% das empresas brasileiras não conseguem desenvolver suas lideranças.


E aí eu te pergunto? Se o papel do gestor é cuidar das pessoas, organizar os processos e apoiar o crescimento da empresa, como eles vão fazer isso sem desenvolvimento.


Alguém pode virar e dizer: “AHHHH! Mas, o gestor precisa já estar preparado.”


Corta para a realidade do varejo brasileiro, que particularmente, acompanho bem de perto, onde a média de salário vai de 2 a 4 salários-mínimos e um gestor precisa trabalhar muitas vezes 10 horas por dia. Como ele se desenvolve com qualidade? A resposta é: se a empresa não apoiar esse protagonismo, ele não vai acontecer sozinho, dada a realidade econômica, social, cultura e cognitiva do país.


Sim, o empresário precisa investir em desenvolvimento se quiser crescer. Se você é empresário ou dirigente de negócio e está lendo esse artigo, a minha orientação é: crie dentro da sua empresa um PDL de gestão e vendas.


O PDL é um programa de desenvolvimento de líderes focado em desenvolver competências, habilidades e comportamentos alinhados as melhores práticas e metodologias de gestão. Isso ajudará consistentemente a sua liderança a ter muito mais segurança e conhecimento sobre o que fazer e como fazer ao sentar-se na cadeira de gestor.


A minha recomendação para um bom desenvolvimento de liderança é você seguir as boas práticas que separei a seguir.


BOAS PRÁTICAS PARA DESENVOLVER GESTORES E LÍDERES


Formar líderes competentes exige método, acompanhamento e investimento contínuo. Para garantir que as lideranças estejam preparadas para conduzir pessoas e resultados, siga estas orientações:


  • Jamais, em hipótese alguma, promova ou contrate alguém para ser gestor, coordenador ou supervisor sem que a pessoa passe por capacitação. Liderança sem preparo técnico e comportamental compromete equipes e resultados.

  • Crie um programa mínimo de desenvolvimento de competências e habilidades, contemplando conhecimentos técnicos, ferramentas de gestão, habilidades comportamentais, modelos de feedback e análise de indicadores.

  • Implemente mentoria com o gestor. Existem programas e profissionais especializados para isso — o Instituto Experiência do Cliente recomenda que novos líderes tenham acompanhamento de pelo menos seis meses, como parte essencial do processo de desenvolvimento.

  • Promova a integração entre novos e antigos gestores da companhia, estimulando trocas de experiências e aprendizados reais do negócio.

  • Realize sessões estruturadas de feedback entre gestores e diretores, fortalecendo a cultura de diálogo, confiança e alinhamento estratégico.

  • Invista na formação acadêmica dos líderes. Se possível, custeie integralmente ou parcialmente uma pós-graduação em gestão e liderança, fortalecendo o pensamento analítico e estratégico necessário para posições de comando.

 

Essas são boas práticas de mercado que farão uma diferença enorme na sua empresa. Caso contrário, você provavelmente terá um gestor bombeiro o tempo inteiro apagando incêndio dentro do seu negócio.

 

Para mais dicas, ouça meu podcast.  

Me siga no Instagram: @coelhofernandofalou

 

Fernando Coelho 

Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Palestrante e Autor dos livros Gestão de Vendas e Experiência do Cliente, CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na Prática e mais 4 obras. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Conselheiro Consultivo de empresas. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de Negócios na ESPM Rio, UEMA e Instituto Navigare. Mentor e Treinador de Negócios para marcas como Vale, Samsung, Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras.

há um dia

3 min de leitura

Posts Relacionados

Comentários

Compartilhe sua opiniãoSeja o primeiro a escrever um comentário.
bottom of page