
Os seus líderes estão desenvolvidos ou só apagando incêndio?
há um dia
3 min de leitura
1
10
0

O sucesso de uma empresa depende inevitavelmente de uma boa organização de processos e liderança de pessoas, mas, para isso, é essencial que empresários coloquem bons líderes no comando.
Quem nunca viu aí uma empresa aparentemente vivendo no caos, ou um gestor o tempo inteiro apagando incêndio? Pois é, isso é mais comum do que se imagina.
Uma pesquisa denominada “Educação Corporativa no Brasil” (2024) mostrou que 32% dos treinamentos nas empresas são destinados para gerência/supervisão, o que indica que tem muito líder deixando de ser treinado. Outra pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) apontou que 58% das empresas brasileiras não conseguem desenvolver suas lideranças.
E aí eu te pergunto? Se o papel do gestor é cuidar das pessoas, organizar os processos e apoiar o crescimento da empresa, como eles vão fazer isso sem desenvolvimento.
Alguém pode virar e dizer: “AHHHH! Mas, o gestor precisa já estar preparado.”
Corta para a realidade do varejo brasileiro, que particularmente, acompanho bem de perto, onde a média de salário vai de 2 a 4 salários-mínimos e um gestor precisa trabalhar muitas vezes 10 horas por dia. Como ele se desenvolve com qualidade? A resposta é: se a empresa não apoiar esse protagonismo, ele não vai acontecer sozinho, dada a realidade econômica, social, cultura e cognitiva do país.
Sim, o empresário precisa investir em desenvolvimento se quiser crescer. Se você é empresário ou dirigente de negócio e está lendo esse artigo, a minha orientação é: crie dentro da sua empresa um PDL de gestão e vendas.
O PDL é um programa de desenvolvimento de líderes focado em desenvolver competências, habilidades e comportamentos alinhados as melhores práticas e metodologias de gestão. Isso ajudará consistentemente a sua liderança a ter muito mais segurança e conhecimento sobre o que fazer e como fazer ao sentar-se na cadeira de gestor.
A minha recomendação para um bom desenvolvimento de liderança é você seguir as boas práticas que separei a seguir.
BOAS PRÁTICAS PARA DESENVOLVER GESTORES E LÍDERES
Formar líderes competentes exige método, acompanhamento e investimento contínuo. Para garantir que as lideranças estejam preparadas para conduzir pessoas e resultados, siga estas orientações:
Jamais, em hipótese alguma, promova ou contrate alguém para ser gestor, coordenador ou supervisor sem que a pessoa passe por capacitação.
